Em 2017, a New Balance iniciou uma parceria com a Formlabs para desenvolver um sistema de produção de impressão 3D para abrir oportunidades de inovação em ambas as frentes, com liberdade ilimitada de design para criar estruturas otimizadas para desempenho, uma avenida para fabricar componentes personalizados em escala de forma acessível e uma nova arena de possibilidades materiais.
“A empresa dá um grande passo em direção a essa visão com o anúncio do TripleCell: uma plataforma de tecnologia premium alimentada por impressoras 3D de estereolitografia (SLA) da Formlabs e um material completamente novo, Rebound Resin.”
A fabricação em pequena escala já está em andamento nas instalações da New Balance em Lawrence, MA, e o primeiro produto TripleCell, o sapato 990S TripleCell de edição limitada, está sendo enviado, com o FuelCell Echo com antepé TripleCell seguindo no outono de 2019 e o primeiro de alto desempenho completo produto em execução chegando em 2020.
Encontrando oportunidades de personalização em uma cadeia de suprimentos complexa
Sapatos são produtos inerentemente complexos. O calçado é um negócio de alto estoque e alto volume que muitas vezes ainda envolve muito trabalho manual e artesanal. A New Balance apresenta milhares de designs por ano, e um único modelo inclui centenas de SKUs de combinações de cores e tamanhos, com componentes feitos com diferentes materiais, tolerâncias e programas de ferramentas.
À medida que a demanda por personalização cresce, isso só se torna mais complicado. O consumidor moderno exige produtos personalizados que podem ser encomendados de qualquer lugar, de uma variedade de dispositivos e entregues rapidamente.
Até o momento, a maioria das empresas só conseguiu oferecer produtos altamente personalizados como únicos, aproveitando a impressão 3D para desenvolver e fabricar calçados esportivos altamente personalizados para atletas profissionais. Em 2013, o primeiro atleta competiu com um tênis personalizado impresso em 3D . Pouco depois, vimos mais estreias – no atletismo, no futebol americano , no beisebol e assim por diante.
Paralelamente a esses desenvolvimentos, a tecnologia de impressão 3D estava evoluindo. Em 2012, a Formlabs apresentou o Form 1 com o objetivo de tornar a estereolitografia (SLA) poderosa e confiável acessível e escalável. O Form 2 foi lançado em 2015 e, desde então, os usuários imprimiram mais de 40 milhões de peças. Agora, o Form 3 e o Form 3L abrem as portas para outras possibilidades na produção impressa em 3D, incluindo peças em grande escala.
Hoje, a impressão 3D está a caminho de tornar a personalização em massa uma realidade para mais empresas, com exemplos em vários setores abrindo caminho, como o piloto da plataforma Razor Maker™ da Gillette , que serviu como um dos primeiros exemplos de impressão direta para consumidor, peças impressas em 3D de uso final.
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Fesmo distribuidor e representante oficial Formlabs
A Fesmo, soluções em impressão 3D, comercializa impressoras 3D da Formlabs, atendendo a demanda do mercado 3D, respeitando a qualidade esperada pelos projetistas 3D.
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