Impressoras 3D de resina da Formlabs

As impressoras 3D de resina da Formlabs estão cada vez mais presentes na indústria de hollywood. Para grandes formatos os estúdios de efeitos especiais estão utilizando a FORM 3L, impressora 3D de resina, para gerar modelos, adereços e próteses.

Form 3L impressoras 3D de resina da Formlabs - Série Raised by Wolves - HBO MAX

Série Raised by Wolves – HBO MAX

Raised by Wolves série de Ridley Scott na HBO MAX

Em 2020, Jaco Snyman, fundador da premiada empresa de efeitos práticos de maquiagem protética e adereços Dreamsmith Studio, e designer-chefe de próteses da série de ficção científica “Raised by Wolves”, concedeu uma entrevista sobre seu fluxo de trabalho para produzir moldes impressos em 3D e modelos de uso final , exibidos na tela para a primeira temporada da série Raised by Wolves.

A série Raised by Wolves da HBO Max, criada por Aaron Guzikowski e produzida por Ridley Scott, centra-se em dois andróides, Pai e Mãe, com a missão de criar filhos humanos. O show retornou para sua segunda temporada em fevereiro de 2022, apresentando uma gama ainda maior de adereços e próteses feitas com a ajuda de impressão 3D – desta vez impressa em uma frota de impressoras de estereolitografia (SLA) Form 3L de grande formato.

Dreamsmith usou o Form 3L para imprimir grandes moldes e modelos para dar vida a alienígenas

Jaco Snyman e sua equipe mostraram como Dreamsmith usou o Form 3L para imprimir grandes moldes e modelos para dar vida a alienígenas, andróides e outros adereços no mundo apocalíptico de “Raised by Wolves”.

Revolucionando adereços e efeitos de maquiagem da segunda temporada de “Raised by Wolves

A impressão 3D promete ser um divisor de águas no mundo acelerado e orientado a prazos da indústria cinematográfica. Ele não apenas desbloqueia todos os benefícios de um fluxo de trabalho digital, reproduzindo de maneira confiável e precisa esses ativos no mundo físico, mas também libera a força de trabalho para que ela possa se concentrar em tarefas mais criativas. No papel, isso é nada menos que revolucionário e estávamos ansiosos para incorporar a impressão 3D em nosso fluxo de trabalho. Infelizmente, como todas as tecnologias emergentes, houve algumas dores de crescimento.

Para a impressão 3D funcionar, Jaco Snyman comentou que eles precisavam de três coisas específicas. Primeiro, exigimos que combinasse os detalhes que podemos obter com as técnicas tradicionais. Ele também precisava reproduzir esses detalhes em uma escala grande o suficiente para ser útil – um volume de construção grande o suficiente para acomodar uma cabeça humana inteira, por exemplo. E, por último, tinha que ser confiável, preciso e fácil de usar. Com prazos curtos e restrições orçamentárias, falhas e solução de problemas precisavam ser mínimas.

Form 3L impressoras 3D de resina da Formlabs - Fesmo representante oficial Formlabs Brasil

FORM 3L impressora de resina de estereolitografia (SLA)

Encontrar uma impressora que atendesse a todos esses requisitos e que não fosse proibitivamente cara provou ser extremamente difícil. As impressoras no mercado que conseguiam tudo a um preço acessível não eram confiáveis, e as opções mais confiáveis ​​não conseguiam alcançar os detalhes em uma escala útil. Após alguns anos de tentativa e erro, nos resignamos ao fato de que, por enquanto, a impressão 3D seria apenas mais uma ferramenta em nosso arsenal e não a revolução completa que esperávamos. Então, veio o Form 3L.

A Form 3L marcou todos os requisitos para o estúdio. A Form 3L possui um volume de construção de 33,5 x 20,0 x 30 cm com uma resolução de 25 mícrons, tudo habilitado pelo software PreForm que torna o pacote extremamente confiável e fácil de usar. Tudo isso aliado à impressionante variedade de resinas faz do Form 3L uma ferramenta incrivelmente poderosa, uma ferramenta que revolucionou completamente nosso fluxo de trabalho em dois anos.

É difícil explicar exatamente o quanto o Form 3L é um divisor de águas sem entrar em detalhes sobre como isso afetou a maneira como abordamos os problemas criativos. Nos exemplos a seguir, detalharemos nosso fluxo de trabalho e esperamos esclarecer por que sentimos que essa impressora em particular é tão revolucionária em nosso setor.”

Criando um modelo 3D da atriz

Neste exemplo, fomos encarregados de criar uma réplica de silicone hiper-realista do corpo de uma atriz. O problema é que ela precisava estar pendurada no pescoço com metade do rosto faltando.

Tradicionalmente, fazíamos um molde de silicone da atriz, onde cobrimos fisicamente seu rosto com silicone e curativo de gesso para criar um molde descartável de seu rosto. A partir desse molde de vida, criaríamos um molde de argila no qual esculpiríamos os detalhes extras necessários para a cena à mão. Nesse caso, isso significava alongar o pescoço e remover partes do rosto.

Esta escultura de barro seria então remoldada com resina epóxi e fibra de vidro. A partir desse molde final, criaríamos a cabeça de réplica de silicone final. Este teria sido um processo de três semanas que teria que ser supervisionado por pelo menos três artistas e técnicos experientes – e a cabeça da réplica ainda é apenas silicone bruto que precisa ser pintado e ter o cabelo meticulosamente perfurado para alcançar o hiper-realismo requeridos. No total, esse processo levaria cerca de um mês do início ao fim.

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“A Form 3L pode imprimir todo o molde final do cabeçote com detalhes suficientes para que o molde final seja indistinguível de um feito com técnicas tradicionais. Isso nos permitiu mudar para um pipeline digital, trabalhando a partir de uma digitalização 3D altamente precisa da atriz. Eliminou a necessidade do processo invasivo de elenco de vida, tornando tudo muito mais confortável para a atriz.”
Jaco Snyman, fundador do Dreamsmith Studio

Poderíamos então usar o ZBrush para adicionar digitalmente os detalhes esculturais extras necessários. Todo esse processo é não invasivo e repetível, e permanece totalmente fluido, permitindo-nos fazer grandes mudanças criativas com facilidade à medida que recebemos feedback do diretor.

Em seguida, projetamos o molde digital, com o grande volume de construção do Form 3L nos permitindo dividir o molde em pedaços maiores para um produto final com menos linhas de costura. O molde foi então impresso durante a noite e, com um pouco de limpeza, estava pronto para ser processado no dia seguinte.

Todo esse fluxo de trabalho pode ser feito por uma única pessoa em uma fração do tempo que levaria tradicionalmente, liberando assim a força de trabalho para se concentrar na etapa mais importante em termos de valor de produção final – os toques finais. Esse fluxo de trabalho mais eficaz nos impede de apressar as etapas finais do produto; algo que quase sempre era apressado devido ao trabalho intensivo que o fluxo de trabalho tradicional costumava ser.

Com este exemplo, é fácil ver por que a impressão 3D pode mudar o jogo. Podemos trabalhar em menos tempo, ser mais produtivos e economizar materiais e mão de obra tradicionais. O Form 3L tornou nosso fluxo de trabalho mais rápido, melhor e mais barato.

Criando Formas Complexas – Máscara de Silicone

Existem certos elementos de design que se beneficiam muito do design auxiliado por computador (CAD). Às vezes, um briefing é simplesmente impossível de criar à mão ou tão impraticável e demorado que poderia ser. Tradicionalmente, teríamos que confiar na terceirização dessas peças para uma oficina mecânica ou simplesmente repassar o trabalho inteiramente. A impressão 3D sempre prometia resolver esses problemas, mas a tecnologia precisava melhorar a um ponto em que a qualidade de impressão e a acessibilidade estivessem no mesmo nível.

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Para nós, o Form 3L foi essa melhoria. Agora estamos muito menos limitados pelas técnicas tradicionais de fabricação e podemos alcançar muito mais internamente sem depender de terceirização cara. Nosso maior obstáculo agora são os limites de nossa criatividade e esse é um lugar emocionante para se estar!

No exemplo acima, tivemos um briefing que teria sido muito difícil de alcançar sem a impressão 3D. A Máscara Vrille tinha dois problemas únicos para resolver.

Em primeiro lugar, precisava combinar detalhes orgânicos e geométricos; Precisava ter uma camada externa imaculada de formas geométricas, todas baseadas no formato orgânico e assimétrico do rosto da atriz.

Em segundo lugar, havia um problema de material: a máscara final tinha que ser feita de silicone, exigindo a necessidade de um molde, pois não podemos imprimir em silicone.

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Este resumo específico exemplifica como os diferentes avanços tecnológicos precisavam coincidir. Exigimos uma digitalização 3D da atriz, o software para criar o ativo digital e projetar o molde digital e uma impressora 3D grande e precisa o suficiente para imprimir o molde. Observando o detalhamento do progresso acima, você pode ver que conseguimos encaixar todo o molde em uma placa de construção, reduzindo drasticamente nosso tempo de impressão. Os avanços nos materiais de impressão também desempenharam um grande papel. Ao imprimir com a Resina Rígida 10K da Formlabs, o molde final ficou extremamente preciso, resultando na máscara final quase perfeita vista acima.

Imprimindo Formas Impossíveis – Esqueleto Biomecânico

Alguns projetos são facilitados com a impressão 3D e outros são totalmente habilitados por ela.

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Por exemplo, o desenho acima é de um esqueleto biomecânico em tamanho real. Um adereço intrincadamente detalhado com um fluxo geométrico que teria sido dolorosamente difícil de esculpir em argila e basicamente impossível de moldar com técnicas tradicionais.

O esqueleto da avó é um exemplo perfeito de um design criado puramente porque conseguimos imprimi-lo em 3D. Formas impossíveis e engrenagens interligadas foram impressas há algum tempo, mas o que precisávamos era a capacidade de ser preciso em uma escala útil. Precisávamos de um esqueleto em tamanho real! O volume de construção do Form 3L nos permitiu imprimir todo este adereço em pedaços práticos em alta resolução.

Este é um adereço que teria sido praticamente e financeiramente impossível de criar sem o uso do Form 3L.
Jaco Snyman , fundador do Dreamsmith Studio

Imprimindo peças grandes rapidamente – Duplicata de atriz Amanda Collin

O tamanho importa especialmente quando se trata de construir volume. Um dos pré-requisitos que tínhamos ao escolher uma impressora era que ela precisasse imprimir uma cabeça humana inteira. Toda vez que você divide algo em pedaços menores, você está criando mais trabalho no processo de acabamento. Cada junção ou linha de costura do molde precisa ser cuidadosamente finalizada e retexturizada para criar o suporte final sem costura.

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Modelo 3D da atriz Amanda Collin

O Manequim Duplicado da Mãe acima é um exemplo perfeito. Conseguimos imprimir sua cabeça de uma só vez no Form 3L, deixando-nos com uma réplica de resina perfeita do rosto da atriz que pudemos pintar cuidadosamente para combinar.

Tradicionalmente, esse processo teria sido extremamente demorado, envolvendo um molde de vida e incorporando moldes de epóxi feitos à mão e um molde final de silicone. Para comparação, antes de termos acesso ao Form 3L, tivemos que criar outro manequim de réplica que levou todo o nosso time um mês para terminar. Desta vez, fomos capazes de imprimir o rosto da Mãe e CNC seu corpo em uma semana e ter o suporte final pintado e pronto para o set em menos de duas.

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Modelo 3D da atriz Amanda Collin

É importante notar que este adereço não se sustentaria em um close-up, ele foi feito especialmente para a cena final que você vê acima. Isso nos permitiu usar a impressão em resina direto da impressora; era detalhado o suficiente para se manter a essa distância. Isso nos economizou uma enorme quantidade de tempo, materiais e dinheiro.

Com as técnicas tradicionais de moldagem e fundição, esse manequim levaria o mesmo tempo para ser criado, independentemente dos detalhes finais do produto acabado. O Form 3L tornou possível nossa abordagem de detalhes médios; Poderíamos fazer um adereço que atendesse especialmente às necessidades da cena. Isso nos permite prometer mais em menos tempo e a um preço mais barato; algo que é inestimável no mundo consciente do orçamento da indústria cinematográfica.

Um olhar para o futuro: um processo de design totalmente digital para próteses de maquiagem

Depois de adotar o Form 3L e experimentar vários materiais da biblioteca de resina Formlabs, Snyman e sua equipe decifraram o código para fazer moldes de maquiagem protética para seu projeto secreto atual, que será lançado em 2023.

Eles passaram para um processo totalmente digital para fazer efeitos de maquiagem protética, começando com uma digitalização 3D do ator, esculpindo digitalmente a maquiagem protética e usando uma técnica de fundição de silicone híbrido com uma fina camada de silicone imprensada entre um molde impresso em 3D e Base corrigida impressa em 3D.

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Experimentando com Resina Rígida 10K e a impressora 3D Form 3L para fazer moldes de maquiagem protética.

Eles afirmam que esse método está revolucionando completamente a maneira como trabalham, pois agora podem produzir próteses de maquiagem em um sexto do tempo, a um preço acessível. Outros benefícios incluem a possibilidade de escanear os rostos dos atores de qualquer lugar do mundo, o que facilita o trabalho remoto antes das agendas de filmagens lotadas.

Snyman e sua equipe estão trabalhando incansavelmente para descobrir todas as possibilidades de impressão 3D SLA na indústria do entretenimento. A equipe da Dreamsmith está animada para continuar usando a impressão 3D em seu fluxo de trabalho em projetos futuros. Fique atento para ver seus próximos trabalhos usando o Form 3L.



FESMO Distribuidor Ofical Formlabs Brasil

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